Ouça louvores neste blog!

sábado, 8 de outubro de 2011

Pregação da Pra. Lêda: "Levantai-vos e andai"

TEXTO: Miquéias 2: 10
Por que temos que nos levantar e andar, como diz o profeta Miquéias? Uma palavra dada para os israelitas, mas que também fala conosco!
Tem muita gente prostrada espiritualmente, e essa é uma mensagem de despertamento para que possamos sair do lugar que nos acomodamos, pois além de não ser um lugar de descanso, não é um lugar bom.
Significa lugar de paralisia espiritual, lugar de fracasso: você parou e não progride, se encontra estagnado! O descanso não é aqui! (Efésios 5: 14)
Em I Tessalonicenses 5: 6, o apóstolo Paulo diz: "Não durmamos como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios". Essa passagem me faz lembrar da parábola das dez virgens: as cinco loucas se cansaram com a demora do noivo e dormiram, assim como as cinco prudentes, mas não estavam sóbrias nem vigilantes, pois não carregaram consigo o azeite que precisavam para manter a lâmpada acesa, ao contrário das prudentes. (Mateus 25: 1-13)
Em Hebreus 3, nos versículos 11 e 18, encontramos citações sobre o lugar de descanso, que é chamado de "Seio de Abraão" por Jesus na parábola do rico e Lázaro. Entendemos que é um lugar maravilhoso para repousar aqueles que em vida nessa terra foram obedientes a Deus. Aos justos convém o direito de entrar no lugar de descanso verdadeiro, após muito labor, muito empenho pela causo do Senhor! E é essa certeza que nos conforta quando perdemos nossos entes queridos...
"Levantar e ir embora" - Estamos marchando para a nossa Canaã, que é a Nova Jerusalém, por isso não podemos parar para descansar, pois cederemos ao comodismo, ao pecado e à frieza espiritual. Os israelitas que fizeram isso na peregrinação de 40 anos no deserto até chegar na terra prometida perderam o direito de desfrutar das promessas de Deus: tanto de se apossar do que o Senhor reservou nesse mundo, como também do que nos espera além dessa vida - o Descanso.
"CAMINHO" é a designação que aparece em Atos para a vida cristã, ou seja, os seguidores de Cristo foram chamados de "os que são do Caminho" (Atos 9: 1,2), e o Caminho é Jesus! (João 14: 6) Essa palavra nos dá idéia de movimento: temos um percurso a seguir, por isso precisamos avançar, prosseguir, precisamos andar! Veja alguns versículos que confirmam isso:
  • Oséias 6: 3a: "Conheçamos e prossigamos ..."
  • Romanos 13: 11-14: "Andemos dignamente..."
  • II Coríntios 5: 7: "Andemos por fé..."
  • Gálatas 5: 16: "Andar no Espírito..."
  • Efésios 5: 2: "Andar em amor..."
Então, nada de ficar parado espiritualmente! "LEVANTA E ANDA"! Lembra-se dessa expressão? Jesus a utilizou algumas vezes para liberar cura para os paralíticos. Hoje essa palavra de poder é para todo aquele que estiver paralítico espiritualmente: LEVANTA E ANDA, em nome de Jesus!!!
Você parou? Por que? Jonas parou para ver a destruição da cidade que ele mesmo evangelizou, parou para ver o agir de Deus de acordo com a vontade dele (Jonas 4: do 5 em diante). A mulher de Ló parou para ver a destruição de Sodoma e Gomorra e virou estátua de sal (Gênesis 19: 26).
Há pessoas que pararam para descansar de Deus, pois se veêm cansadas por algum motivo. Tem aqueles que pararam de vez porque foram contaminadas com "imundície que destrói": ventos da falsidade que colocou uma capa, ou um câncer espiritual, que vai corroendo dia após dia.
Pra quem se encontra assim não se esqueça do que o Senhor diz: Levantai-vos e segue adiante! Se tá difícil, "segura na mão de Deus e vai"!

LEIA OUTRAS MENSAGENS:

MENSAGEM: "Correção - você ama ou rejeita?"

MENSAGEM: "Buscando o conhecimento de Deus"

MENSAGEM: "Anunciadores de Boas Novas"

MENSAGEM: "A mensagem da Cruz"

2 comentários:

  1. Améem... é como vocÊ sempre me diz mãe, sempre á como recomeçar enquanto á vida á esperança...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Uma rápida exegese do texto, mostra que o "púbico" a que o profeta Míquéias esva se dirigindo eram as pessoas ìmpias de Israel. Na verdade, Deus estava mandando embora essas pessoas, pois era grande a iniquidade praticada por elas. Com todo respeito, se no contexto original em que se encontrava a frase usada, não tinha o sentido esta sentido que foi usado na sua preleção, não posso entender como é possível usar para ensinar algo que nem o profeta Miquéias tinha em mente quando isso profetizou. A consolação e o sentido de sua preleção é legítimo, mas existem outros textos mais adequados, se não corremos o risco de usar a bíblia como pretexto, e não o texto no seu contexto. No temor do senhor. Seu irmão.

    ResponderExcluir