Ouça louvores neste blog!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Correção: você ama ou rejeita? (Pregação baseada no texto de Provérbios 10:17)

Na vida muitas vezes passamos por uma das situações: a de repreendedor - repreender alguém, ou a de repreensível - ser repreendido por outro. Na condição de repreensíveis, precisamos mais do que aceitar de bom grado a correção, precisamos amar ser corrigido, pois isso nos trará edificação, e ter consciência de que quem nos ama nos repreende quando erramos.
O apóstolo Paulo recomendou aos efésios que com mansidão corrigissem os que cometessem alguma falta - Gl. 6: 1 - "Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado". Logo entendemos que é da vontade de Deus que tenhamos cuidado uns para com os outros.
Em contrapartida, existem aqueles que não admitem a correção, e estes são chamados de escarnecedores - Pv. 15: 12 - "O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios". São considerados também insubmissos, rebeldes, e praticantes da obstinação - pecado do orgulho exarcebado: a pessoa ama o orgulho e se deixa governar por ele. É o resultado de uma rebelião contra a verdade e o amor.
Um exemplo claro de um obstinado foi o Rei Saul, que acabou sendo enfeitiçado pelo engano, e se tornou um completo alienado - I Sm. 15:22, 23 - MELHOR É OUVIR A VOZ DO TEU SENHOR DO QUE OFERECER SACRIFÍCIOS DE LOUVOR! VOCÊ TEM FEITO COMO ELE PEDE, OU DO TEU JEITO?
Jesus disse que não aceitar a correção é algo tão sério, que o resultado de uma obstinação nesse sentido é a exclusão desta pessoa - Mt. 18: 17. Dois podem ser os resultados: entrar em desespero extremo, depressão, que literalmente significa ser pressionado para baixo, ou seja, sem liberdade normal (Saul); ou se tornar uma fonte de vários outros pecados, que vão acabar envolvendo outras pessoas (Satanás).
Para aprofundar o 2º resultado citado, temos o exemplo do maior insumisso e rebelde de todos os tempos - Lúcifer, cuja rebelião por ele provocada arrastou para o abismo a terça parte dos seres angelicais. Ele conseguiu dividir os anjos e hoje continua a espalhar a divisão, só que entre o povo de Deus, quando coloca o pensamento de não aceitar ser repreendido, fazendo com que seres humanos se assemelhem a ele.
CONCLUSÃO: precisamos abraçar a mensagem do arrependimento, amar a correção. As lágrimas do arrependimento, por incrível que pareça, são lágrimas de felicidade. Precisamos compreender que rejeitar a repreensão é algo muito sério e pode comprometer a nossa eternidade e a de outros também. É um caminho para a solidão no deserto do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário