Ouça louvores neste blog!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pregação da Pra. Lêda - "A mensagem da cruz"

MENSAGEM – Gálatas 3:13 –
TEMA: “A mensagem da Cruz”


Toda a humanidade tinha um grande débito para com Deus. A Bíblia é clara com relação à expiação dos pecados: somente através do derramamento de sangue! No tempo da Lei, os pecados eram evidenciados, apontados, condenados, mas não eram removidos, mesmo com os sacrifícios pela expiação da culpa e pela expiação do pecado. O homem continuava escravo do pecado, portanto continuava devedor a Deus, uma dívida que crescia infinitamente, provocando a ira e a inimizade para com o seu Senhor. Com o derramamento de sangue dos cordeiros imaculados, a ira de Deus era apenas amenizada momentaneamente.

A situação do homem antes da providência da salvação através de Cristo era a que está descrita em Is. 59: 2, 3. E por causa dessa situação, todos mereciam ser condenados a morte! A Lei era severa, deveria ser inteiramente cumprida, pois a falha em algum ponto, era suficiente para receber a maldição sobre si e a condenação da morte – Dt. 28:15-22.

O que é Maldição? É uma imprecação. No grego é Katara - Imprecação: Pedir a Deus ou a poder superior, que envie sobre alguém males. Aqueles que observavam a lei perfeitamente, mas ofendessem em um único ponto, são culpados de todos os demais (Tg 2:10, Deut 27:26).

Paulo mostra que a lei só é benéfica na suposição que tudo seja cumprido, afim de que a corrente da obediência não tenha elos quebrados. Portanto nenhum homem pode cumprir a lei por causa da sua condição (Rom 3:23), então concluímos que a maldição está sobre a humanidade. No mundo da época de Paulo, uma maldição era criada como uma entidade viva, que gerava um clima venenoso ao redor da vítima. Uma das maldições mais terríveis era aquela que pairava sobre um criminoso cujo corpo, após a sua execução, era dependurado em uma cruz. A condenação que era pra mim e pra você, Ele foi quem a recebeu e sofreu! A maldição que era minha e sua, Ele tomou-a sobre si, e o Bendito que veio em nome do Senhor se tornou MALDITO por mim e por você! Deus fez recair sobre seu próprio filho amado, os pecados de toda a humanidade, para que a sua ira contra o pecador fosse definitivamente aplacada, provando o seu amor, resgatando o homem da maldição da Lei, cancelando a nossa dívida! – I Jo. 4:10/ Is. 53:5,6

Fomos reconciliados através de Cristo! Agora, vai, Igreja, anunciar a boa nova da reconciliação de Deus com o homem, pois recebeste esse ministério! – II Co. 5:19 - Anuncia a mensagem da cruz, pois agora podemos ser justificados, ou seja, inocentados por meio do sangue de Jesus!

O nosso inimigo e também acusador, antes, deveria estar sempre mostrando para Deus nossas promissórias de débitos, e o que Deus fez? Os antigos costumavam encravar um prego no papel que constava a dívida, que era então pendurada em um lugar alto para que todos passassem e vissem. Deus fez a mesma coisa, mas não para cobrar, e sim para mostrar para o diabo e para a humanidade, que ele cancelou as nossas dívidas quando encravou o seu filho no madeiro – Gl. 2:14, 15.

Sobre a crucificação: O efeito da crucificação sobre o corpo, e o longo período que antecipava a morte, ela representava a forma de execução mais dolorosa e cruel. Havia uma vergonha social ligada com a crucificação no mundo antigo. Geralmente só quem eram crucificados eram os escravos, os piores tipos de criminosos dos níveis mais baixos da sociedade, os desertores militares e os traidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário